Terceirização de Folha de Pagamento

Entenda como funciona e se cabe no seu negócio

178


Terceirização de Folha de Pagamento, significa a contratação de uma empresa para fazer gestão dos serviços e tarefas em Departamento Pessoal, garantindo assim, qualidade nos processos com expertise no nível de serviço. Vem se tornado uma tendência mundial, cada vez mais presente em organizações dos mais variados segmentos.

Em todo e qualquer ramo empresarial há determinados processos que, apesar de não fazerem parte do foco principal do negócio, são essenciais para o funcionamento da empresa. A área de Recursos Humanos é uma dessas áreas, qualquer organização precisa para garantir agilidade, assertividade, compromisso, segurança e continuar competitiva no mercado de trabalho.

Quer entender mais sobre a terceirização da folha de pagamento? Descubra o conceito e as suas principais vantagens abaixo:

Como funciona o sistema de terceirização da folha de pagamento?

É uma atividade meio de sua empresa, ou seja, significa que não é a função principal, a Folha de Pagamento é um trabalho que impõe um detalhamento minucioso e demanda um tempo considerável de controle. Ela abrange alguns aspectos, como pagamentos de: salários; décimo terceiro; férias; benefícios; encargos; entre outros.

Falamos de aspectos, pois não se trata somente do pagamento em si. Ela envolve também o correto enquadramento de base de cálculo que difere em indústria ou comércio, por exemplo. 

Além disso, exige conhecimentos da legislação para que esteja em conformidade com as leis trabalhistas. Como se não bastasse, o profissional responsável precisa estar atento aos prazos de envio de informações relativas aos trabalhadores ao sistema e-Social, criado pelo Governo.

Por que os gestores optam pela terceirização da folha de pagamento?

Nesse momento, o gestor passa a avaliar a quantidade de esforço necessário e todos os riscos da internalização desse serviço — veremos a diferença desse conceito para a terceirização mais à frente —, mensurando gastos com contratações, treinamentos sobre leis, sistemas e até compra de equipamentos.

Então, a terceirização funcionará como a transferência de toda essa responsabilidade da  atividade meio para uma empresa especializada, que oferecerá uma equipe especialista em cálculos e legislações trabalhistas sempre capacitada e atualizada. 

Talvez a comparação seja enganosa, levando a crer que a execução interna seja mais barata. Porém, o gasto geralmente se equipara apenas a contratações de funcionários responsáveis para isso, sendo a aquisição de ferramentas e equipamentos para controle excedentes que encarecem a opção interna.

Quais os benefícios de adotar a terceirização da folha de pagamento?

Além do benefício lógico da transferência da responsabilidade de uma atividade meio, a terceirização da folha de pagamentos gera menos erros, mais qualidade, agilidade, sigilo,  tecnologia acessível e outras vantagens. Veja agora em detalhes: 

  1. Melhora os processos

Diversos processos importantes são terceirizados nessa escolha. Como são funções mais burocráticas e que geralmente não se relacionam com os objetivos estratégicos da empresa, tendem a ser mais bem controladas por companhias terceirizadas. Veja alguns processos que são repassados:

– Apuração e processamento da folha de pagamento;

– Cálculo de adiantamento de salário;

– Rescisão de contrato;

– Cálculo de férias coletivas ou individuais;

– Gestão de Benefícios;

– Atendimento ao colaborador;

– emissão de guias de recolhimento, documentos e levantamentos de informações.

 

  1. Evita falhas

Com tantos detalhamentos, burocracias e responsabilidades, é comum que o gestor deixe passar alguma informação importante, o que, no futuro, pode até gerar passivos trabalhistas. Dessa forma, a terceirização da folha de pagamento elimina falhas e traz mais segurança para esse processo.

Outros erros comuns envolvem o atraso no envio de obrigações acessórias importantes ao sistema do Governo. Isso, inevitavelmente, gera sanções para a organização e acaba prejudicando até o orçamento.

Finalmente, temos a segurança alcançada por meio de experiência e tecnologia avançada. Especialistas em legislação trabalhista e softwares de última geração cuidam para que todo o processo incorra sem erros. O serviço consolida todo o conjunto de leis — que é extremamente vasto — e integra da forma correta os cálculos da folha de pagamento.

 

  1. Reduz custos

Como explicado, a opção pela terceirização tende a ser muito mais barata que a adoção do controle interno. De uma forma geral, essa medida reduzirá custos internos.

O tempo encontra uma posição chave nessa circunstância, já que os momentos que seriam gastos nessa demanda são redirecionados para funções estratégicas da empresa, melhorando a produção. Veja alguns custos comuns que você deverá considerar se não terceirizar:

– Tempo para processamento da folha;

– Gastos com sistemas de folha de pagamento;

– Treinamento e suporte de funcionários responsáveis;

– Atualização em legislação trabalhista;

– Tempo para preenchimento, geração e envio de obrigações acessórias importantes;

– Gastos com erros no fechamento da FOPAG.

  1. Aumenta a produtividade da equipe


Uma questão muito importante para qualquer gestor é buscar meios que façam a empresa evoluir em sua atividade fim. Para que essa produtividade cresça, é necessário, principalmente, proporcionar mais tempo livre de trabalho.

O core business (foco central da organização) deve ser constantemente trabalhado e aprimorado. Nesse caso, a transferência da responsabilidade sobre o controle da folha impacta positivamente a liberação de tempo para que a equipe foque em lucratividade.

Se interessou? Contrate a VERO RH para terceirização do departamento pessoal da sua empresa, temos especialistas para te ajudar em todos os  processos de admissões e demissões, elaboração de férias, controle de frequência, gestão de benefícios, controle de ponto, elaboração e emissão dos encargos sociais, entre outros serviços. Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui