A definição de empresa produtiva atualmente passar por economia de tempo e dinheiro aproveitando ao máximo a expertise de cada colaborador e investindo para que ele evolua nos pontos onde não tem um aproveitamento limitado.
Esta é uma concepção moderna, que passou a ocorrer porque as empresas perceberam que funcionários com obrigações bem definidas e alocados nas funções corretas podem aumentar a produtividade e se tornarem protagonistas de um ótimo ambiente de trabalho.
Quando o profissional desenvolve seu autoconhecimento, ele exercita a inteligência emocional e adquire maior consciência sobre quais são seus propósitos e objetivos, se colocando como único responsável por seu crescimento na empresa.
Com auxílio da tecnologia e ferramentas de Análise de Perfil Comportamental sendo operadas por profissionais capacitados é possível entender melhor o universo de cada funcionário da empresa e usar tais informações de maneira benéfica à sua saúde financeira.
Neste tipo de análise existem alguns “perfis base”, que são considerados dominantes em relação aos demais. Neste perfis encontramos pessoas motivadas por desafios e que demonstram facilidade cargos de liderança.
Temos também os perfis influentes, preenchidos por pessoas que gostam de trabalho em equipe e possuem facilidade na comunicação.
Como perfis estáveis, podemos definir as pessoas mais controladas e com habilidade na mediação de conflitos.
Por último temos os perfis analíticos, que compreendem pessoas metódicas e cautelosas, com facilidade para lidar com assuntos burocráticos e números.
Mas como isso tudo pode ajudar minha empresa?
Nos métodos antigos de gestão víamos o processo de recrutamento apenas como avaliação de currículos e certificados para a escolha do melhor profissional para o cargo.
Aspectos emocionais e outras particularidades de cada personalidade dificilmente eram consideradas, o que acabava resultando em uma alta rotatividade e muito tempo – e dinheiro – perdidos até encontrar o profissional ideal.
Com a aplicação de técnicas de autoconhecimento, o recrutador é capaz de enxergar quais são as maiores vontades de cada colaborador e dividir melhor os setores da empresa levando em consideração as habilidades de cada um, e melhorar a gestão como um todo ao identificar quais pontos devem ser melhorados em cada profissional.
É impossível realizar processos seletivos sem lidar com pessoas e por isso é fundamental entender a fundo quais são suas aspirações e áreas de afinidade, otimizando seu potencial e consequentemente aumentando o custo benefício em contratações.
Fontes: https://administradores.com.br/producao-academica/a-importancia-e-o-papel-do-autoconhecimento
https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-e-psicologia/importancia-do-autoconhecimento/